sábado, 17 de julho de 2010

História musical de Carlos André



Carlos Iniciou sua participação em corais sacros no começo do ano de 2000, quando ingressou no coral “Canto dos Anjos”, sob a regência do regente “Juliano”, na comunidade “São João Dom Bosco” que, na oportunidade, pertencia a então Paróquia de Santa Luzia de Siracusa, comunidade esta que, atualmente pertence a recém criada paróquia de “São João Maria Wianney” Clima Bom 2.
Em meados de 2003, idealizou um projeto musical com sede na comunidade “Nossa Senhora da Conceição”, onde seu objetivo era a criação de um grupo vocal para atuar, inicialmente, na própria comunidade, tendo como formação, 8 jovens cantores atuantes preferencialmente na própria comunidade.
O barítono e professor Wandeberg, (formado em música pela UFAL) foi o profissional escolhido para a preparação vocal dos cantores.
No mesmo ano, assumiu a regência do coro jovem da comunidade Nossa Senhora da conceição (coral mensageiros da paz), onde atuou por cerca de dois anos.
No ano seguinte integrou o grupo perseverança, da Paróquia de Santa Luzia de Siracusa, grupo musical que atuava nas missas jovens dos sábados a noite na Matriz de Santa Luzia.
Ainda em 2003, ingressou no coro Madrigal Cantus, sob a regência do maestro Luiz Fernando Rolemberg, onde teve a oportunidade de participar pela primeira vez do Nordeste Cantate.
No mesmo ano, atendendo a convite do maestro Wandeberg, ingressou, junto com alguns outros jovens cantores, inclusive, remanescentes de seu antigo projeto, no coral “Vida e Arte” do Hospital do Açúcar.
Em 2005, atuou no então coro Fênix, sob a regência da Maestrina Elizângela Leandro, onde, na oportunidade participou de festivais em Recife e Maceió.
O coro Ângelus foi outra importante experiência adquirida, onde atuou em diversos festivais em Alagoas e outros Estados, sob a regência do jovem regente Manoel Júnior. Assim, como o coro Shekiná (coro da igreja adventista), onde também participou de vários festivais, sob a regência da Maestrina Elizângela Leandro.
Apesar de ter sua história musical voltada para canções sacras, atualmente, desenvolve apenas uma atividade que, é a preparação musical de jovens para a primeira eucaristia da paróquia de Santa Luzia de Siracusa. Esta é uma parceria entre Carlos e a catequista Luzia, que, a vários anos desenvolve esta atividade na paróquia. A atividade consiste em:
Nos dois meses que antecedem a cerimônia da primeira eucaristia, Carlos é convocado pela catequista para então, preparar os jovens catequizandos, que em média somam entre 25 e 50, para fazer com que os mesmos, de forma harmoniosa e alegre possam atuar também como cantores, formando um grande e lindo coral.
Este evento, conta ainda com a brilhante colaboração dos instrumentistas e amigos “Venicio Santana e Moabe Júnior” (teclado e violão), companheiros de longas jornadas.
Fazer com que os jovens cantem em sua cerimônia de primeira eucaristia, é uma forma de direcionar todas as atenções do evento para as crianças, pois a festa é delas e de seus pais e parentes, que, sentem o orgulho de ver seus filhos trilhando o caminho Senhor, através do primeiro passo, que é a primeira eucaristia.
Atualmente, Carlos, dedica musicalmente, seu tempo, apenas as atividades do grupo Omega, no sentido de cada vez mais consolidar este projeto que, tornou-se, para seus membros, um prazeroso estilo de viver a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário